quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Curiosidades gramaticais


Vocábulos e Expressões que causam dúvidas na escrita e na fala
  1. 1.     Uso dos PORQUÊS
PORQUE – este vocábulo deve ser utilizado nos seguintes casos:
- Explicação ou Causa = POIS / JÁ QUE
O campo estava molhado, porque choveu muito. (pois)
O jogador saiu de campo porque foi expulso pelo árbitro. (já que)
- Finalidade
A bandeirinha fez-lhe sinal porque se calasse. (para que)
- Após o verbo SER
Toda a confusão em campo foi porque o árbitro não marcou o pênalti.

PORQUÊ – temos um substantivo, deve ser utilizado após artigo / pronome / preposição – pode significar também MOTIVO – RAZÃO
Não sei o porquê de tanta confusão
O estudo desse porquê é fácil
POR QUE – temos agora dois vocábulos (preposição + pronome). Deve ser utilizado nas seguintes situações:
- Interrogativa indireta, no sentido de POR QUAL RAZÃO / POR QUAL MOTIVO
Não se compreendeu por que o jogador cometeu aquele pênalti.
- quando houver o pronome relativo QUE anteposto pela preposição POR, equivalendo a PELO QUAL (com flexões)
As situações por que passou o jogador foram realmente difíceis. (Pelas quais)
POR QUÊ – deve ser utilizado no final das frases
Não sabemos por quê. 
  1. 2.     Uso adequado do ONDE e AONDE
ONDE – usa-se com verbos que indicam estaticidade (MORAR – RESIDIR – ESTUDAR – FICAR – ESTAR – PERMANECER – TRABALHAR)
O técnico não sabe onde deve atuar o jogador em campo.
Onde ocorreu o gol?
A cidade onde ocorrerá o jogo é muito quente.
AONDE – usa-se com verbos de movimento (CHEGAR – IR – VOLTAR – RETORNAR)
Não sei aonde o técnico quer chegar com essa escalação.
O estádio, aonde iremos,  não é um dos melhores da região.
  1. 3.     Uso correto das formas PARA EU / PARA MIM
PARA EU – quando houver ideia de finalidade
Esta atitude do jogador é reprovada por mim. Parece até que foi feita para eu não mais comentar futebol. Pelo amor de Deus!
O ouvinte enviou aqui um recado para eu lê-lo e comentá-lo.
PARA MIM – quando for complemento, pode ser deslocado sem causar qualquer prejuízo.
Não é difícil para mim  fazer este comentário. (FAZER ESTE COMENTÁRIO NÃO É DIFÍCIL PARA MIM)
Observação – Não há nenhum erro nesta construção. Ao pormos a frase na ordem, a forma PARA MIM ficou no final da frase. O que não ocorreria com a forma PARA EU.
O ouvinte trouxe este livro para mim. Prometo que farei uma boa leitura.
Parece que o comentário do técnico é direcionado para mim. Não tenho nada com isso. Apenas noticiei o fato. 
  1. 4.     DEIXA EU FALAR ou DEIXE-ME FALAR
Diante dessa situação, muito comum na prática jornalística, afirmo que a forma correta é DEIXE-ME FALAR. Atenhamo-nos a alguns exemplos:
Prezado comentarista, deixe-me falar uma coisa: está tudo errado nessa escalação.
Tudo bem! Diante disso, caro repórter, permita ao jogador comentar o fato. Deixe-o falar o que pensa. É assim que se constrói a democracia.
  1. 5.     HÁ ou A
    As duas forma se encontram corretas
    HÁ – deve ser utilizado para indicar tempo passado.
    Há duas semanas, a torcida, Pedro Sampaio,  espera ansiosa pela convocação do time.
A – deve ser utilizado para indicar tempo futuro
A duas semanas, o técnico apresentará a escalação do time.
  1. 6.     DE ENCONTRO A ou AO ENCONTRO DE
As duas formas são corretas
DE ENCONTRO A – indica ideia contrária, oposição
Na verdade, Alano Maia, minhas ideias vão de encontro ao do treinador.
AO ENCONTRO DE – significa ser favorável, estar de acordo
Meu pensamento, sem dúvida algum, Jones Cavalcante, vai ao encontro das afirmações do treinador.
  1. 7.     MEIO (advérbio)
O vocábulo MEIO, quando intensificar, deverá ficar invariável, trata-se, pois, de um advérbio.
Parece-me, Rochinha, que a torcida está meio apática.
  1. 8.     BASTANTES (o vocábulo pode vir no plural concordando com o substantivo)
Há bastantes torcedores, Liminha, que não acreditam no seu time. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário