segunda-feira, 9 de maio de 2016

Da série: Curiosidades literárias WLISSES MEGALLE 1ªCK DOM BOSCO CENTRO

1)A invenção da Imprensa

                Em 1455, o inventor alemão Johannes Gutemberg criou uma das maiores contribuições para o mundo moderno. A tipografia permitiu que os textos, antes manuscritos, fossem impressos a partir da elaboração dos tipos, letras móveis produzidas em cobre e alocadas em uma base de chumbo onde recebiam a tinta e eram prensadas no papel.
                Dessa maneira, a “imprensa”, como ficou conhecida a invenção de Gutemberg, passou a influenciar a produção e divulgação de conhecimento, contribuindo para um maior desenvolvimento não apenas da produção literária na Europa, mas da metalurgia e da produção de papel.
                No Brasil, a impressão de documentos, periódicos e da produção literária não era permitida e só veio a ocorrer no início do século XIX com a vinda da Família Real portuguesa que trouxe consigo a Imprensa Real.

2)10 Fatos curiosos sobre autores e livros

I)             A Bíblia Sagrada é o livro mais vendido do mundo, com mais de 6 bilhões de cópias.
II)           Até hoje, foram produzidos mais de 400 filmes baseados na obra de William Shakespeare.
III)         O poeta português Fernando Pessoa foi criado na África do Sul e teve o inglês como sua segunda língua. De quatro obras que publicou em vida, três são na língua inglesa.
IV)        Guimarães Rosa, famoso escritor brasileiro, morreu três dias depois de sua posse na Academia Brasileira de Letras.
V)          Virginia Woolf e Hemingway tinham o hábito de escrever em pé.
VI)        O Bloomsday é um feriado comemorado em 16 de junho na Irlanda, em homenagem ao livro Ulysses, de James Joyce. É o único feriado em todo o mundo dedicado a um livro, excetuando-se a Bíblia.
VII)       Agatha Christie é a autora mais traduzida em todo o mundo, com 6.598 traduções de seus contos, romances e peças teatrais.
VIII)     Paulo Coelho é o escritor brasileiro que mais vendeu livros. O número de exemplares ultrapassa 70 milhões.
IX)        A caligrafia do escritor Machado de Assis era tão ruim que, às vezes, até ele tinha dificuldade de entender o que escrevia.

X)          A escritora inglesa J.K. Rowling escreveu todos os livros do Harry Potter à mão.

2 comentários: