quinta-feira, 12 de maio de 2016

Da série: Curiosidades literárias - Lena Alves 1ªSérieCK Dom Bosco-Centro

CURIOSIDADES DA LITERATURA:
    Oi galerinha! hoje fiquei de produzir uma pequena coluna sobre curiosidades sobre o mundo da literatura, e pesquisando por aqui separei para você uma lista de curiosidades interessantíssimas nacionais e internacionais sobre o mundo da literatura e seus respectivos escritores. Ao final de cada afirmação (curiosidade) eu coloquei algumas informações sobre o tema relatado espero que gostem. e vejam só :

·         1. O poeta Carlos Drummond de Andrade publicou o seu primeiro livro, com  tiragem  de 500 exemplares, com o dinheiro do próprio bolso.
     Poeta, contista e cronista brasileiro Drummond foi um dos poetas mais influentes da segunda geração do Modernismo brasileiro. Publicado em 1930, o volume apresenta 49  poesias, reunindo produções de Carlos Drummond de Andrade de 1925 a 1930, e está dedicado ao poeta e amigo Mário de Andrade. No livro  pratica o  poema-piada, utiliza os coloquialismos apregoados pela estética  e cultiva a poesia do cotidiano.

·         2. Até hoje, foram produzidos mais de 400 filmes baseados na obra de William Shakespeare.
Shakespeare é considerado um dos mais importantes dramaturgos e escritores de todos os tempos. Escreveu obras como: Romeu e Julieta, Antônio e Cleópatra,  Noite de reis, Conto do Inverno, e outros. Os textos de Shakespeare fizeram e ainda fazem sucesso, pois  tratam de temas  próprios dos seres humanos, amor, relacionamentos afetivos, sentimentos, questões sociais, temas políticos e outros assuntos, relacionados a condição humana, são constantes nas obras deste escritor.

·         3. O Bloomsday é um feriado comemorado em 16 de junho na Irlanda, em homenagem ao livro Ulysses, de James Joyce. É o único feriado em todo o mundo dedicado a um livro, excetuando-se a Bíblia.
É o dia instituído na Irlanda para homenagear o personagem Leopold Bloom, protagonista de Ulisses, de James Joyce. Ulisses narra os acontecimentos vividos pelo personagem Leopold Bloom durante 16 horas do dia 16 de junho de 1904. Joyce estabelece uma série de correspondências com a Odisseia de Homero. A obra é considerada um dos marcos da literatura ocidental contemporânea.

·         4. Paulo Coelho é o escritor brasileiro que mais vendeu livros. Os números de exemplares ultrapassam 70 milhões.
Paulo Coelho de Souza é um escritor, letrista e jornalista brasileiro. Foi vice-presidente da Fundação Cacique Cobra Coral entre 2004 e 2006. Suas obras contam com mais de 18 livros publicados, e sua obra O Alquimista é o livro brasileiro mais vendido de todos os  tempos e é considerado um importante fenômeno literário do século XX.

·         5. A caligrafia do escritor Machado de Assis era tão ruim que, às vezes, até ele tinha dificuldade de entender o que escrevia.
Escritor brasileiro, amplamente considerado como o maior nome da literatura nacional. Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista, e crítico literário. Testemunhou a mudança política no país quando a República substituiu o Império e foi um grande comentador e relator dos eventos político-sociais da época.                                                                                                                                     Dentre suas obras encontra-se Dom Casmurro uma obra interessantíssima, alias super recomendo a leitura, só tenho uma objeção quanto a obra que não poderia deixar de comentar: Afinal Capitu traiu bentinho? hahaha

·          6. A escritora inglesa J.K. Rowling escreveu todos os livros do Harry Potter à mão.
Eu particularmnte adoro os filmes e ja li alguns, e foi interessante saber que foram escritos completamente á mao. e pra voce que nao sabe, Harry Potter é uma série de sete romances de fantasia e foi um dos maiores fenômenos editoriais de todos os tempos, com mais de 450 milhões de exemplares vendidos em 70 idiomas. (Para você que curte uma leitura de fantasia repleta de mistérios recomendo muuuito!)

·         7. No início da carreira, o escritor George Bernard Shaw te
ve que ser sustentado pela mãe por que não conseguia vender seus livros.
George Bernard Shaw Foi um dramaturgo, romancista, contista, ensaísta e jornalista irlandês. Cofundador da London School of Economics, (Escola de Economia e Ciência Política de Londres),  é uma universidade pública britânica e um dos mais prestigiosos centros de pesquisa acadêmica do mundo. Foi também o autor de comédias satíricas de espírito irreverente e inconformista. A única pessoa a ter sido premiada tanto um Prêmio Nobel de Literatura (1925) e um Óscar (1938), por suas contribuições para a literatura e para o seu trabalho no filme Pygmalion (adaptação de sua peça de mesmo nome), respectivamente.

·         8. Foi com suas últimas economias que o escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez publicou sua obra-prima Cem Anos de Solidão. A primeira tiragem de 8 mil exemplares se esgotou em 15 dias.
Foi um colombiano escritor, jornalista, editor, ativista e político. foi um dos escritores mais admirados e traduzidos no mundo, com mais de 40 milhões de livros vendidos em 36 idiomas.Cem anos de Solidão do escritor colombiano e ganhador do Nobel, Gabriel Garcia Márquez.  conta a história da fictícia cidade colombiana de  Macondo e da ascensão e queda de seus fundadores, a família Buendia. Contada por meio de instigantes entrelaçamentos temporais

·         09. A escritora cearense Raquel de Queiroz foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras.
 Tradutora, romancista, escritora, jornalista, cronista prolífica autora de destaque na ficção social nordestina. Foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras, ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 15 de agosto de 1994, na ocasião do centenário da instituição. Entre suas famosas obras estão : O quinze, João Miguel, Caminho de pedras, As   Três Marias, e outras mais.

·         10.Segundo uma biografia da escritora Mary Shelley, o personagem Frankenstein surgiu de um pesadelo numa noite de tempestade.

·         11.O brasileiro Monteiro Lobato era um excelente desenhista.

Foi um importante editor de livros inéditos e autor de importantes traduções, ficou popularmente conhecido pelo conjunto educativo de sua obra de livros infantis, que constitui aproximadamente a metade da sua produção literária. A outra metade, consistindo de contos (geralmente sobre temas brasileiros), artigos, críticas, crônicas, prefácios, cartas, livros sobre a importância do ferro (Ferro, 1931) e do petróleo (O Escândalo do Petróleo, 1936). Escreveu um único romance," O Presidente Negro" que não alcançou a mesma popularidade que suas obras para crianças, que entre as mais famosas destaca-se : Reinações de Narizinho (1931), Caçadas de Pedrinho (1933) e O Pica-pau Amarelo (1939).

·         12.Júlio Verne, autor do clássico A Volta ao Mundo em 80 Dias, previu em pleno século XIX a invenção de aparelhos como o fax, a televisão, o ar-condicionado, a escada-rolante, o helicóptero e o submarino.
É considerado por críticos literários o inventor do gênero de ficção científica, tendo feito predições em seus livros sobre o aparecimento de novos avanços científicos, como os submarinos, máquinas voadoras e viagem à Lua.Até hoje Júlio Verne é um dos escritores cuja obra foi mais traduzida em toda a história, com traduções em 148 línguas, segundo estatísticas da UNESCO, tendo escrito mais de 100 livros. A obra retrata a tentativa do cavalheiro inglês Phileas Fogg e seu valete, Passepartout, de circum-navegar o mundo em 80 dias. É considerada uma das maiores obras da literatura mundial, tendo inspirado várias adaptações ao cinema e ao teatro. Alguns livros de Julio Verne viraram filmes, e sou completamente apaixonada por eles e super recomendo tanto os livros como o filme!


É isso pessoal, acabaram as curiosidades que separei para vocês, sobre a literatura e seus escritores. Bom proveito da leitura! beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário